Reabilitação Neuropsicológica

É um processo que compensa ou melhora as funções cognitivas e habilidades sociais resultantes ou não de doenças neurológicas, por meio do ensino de métodos compensatórios, aprendizagem de novas habilidades e a adaptação às perdas, promovendo ainda, a melhora da qualidade de vida do indivíduo e familiares.
Qual o objetivo?
Uma vez analisada as áreas deficitárias que foram apresentadas na avaliação neuropsicológica, inicia-se a reabilitação neuropsicológica que promove ao indivíduo sua recuperação ao nível máximo possível de adaptação física, psicológica e social, com o objetivo de reduzir o impacto de uma incapacidade ou deficiência, e dessa forma proporcionar uma maior integração social do indivíduo.
A quem se destina?
Pode ser realizada com crianças, adolescentes, adultos e idosos com prejuízo cognitivo ou não.
Qual é o processo?
- Avaliação do estado mental.
- Sessões de atividades e exercícios para estimulação cognitiva.
- Estruturação da rotina do paciente.
- Orientação aos familiares e cuidadores.
FASES DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
1ª FASE | CONTATOPrimeiro contato com o paciente e/ou responsável para saber a necessidade, explicar o processo da reabilitação e responder possíveis dúvidas.
2ª FASE | ENTREVISTA
Consulta com responsável e familiares para coleta de dados sobre as queixas atuais e detalhamento do histórico pessoal, dificuldades cognitivas, comportamentos, socialização, aspectos emocionais e tratamentos que foram e estão sendo realizados.
3ª FASE | TREINO COGNITIVO
Aplicação de atividades e jogos cognitivos de acordo com o quadro do paciente.
4ª FASE | ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ROTINA
A profissional orienta os familiares e cuidadores e acompanha a rotina do paciente pensando no bem-estar e na socialização do mesmo.