Prevenção

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2016 e 2017 ocorreram no Brasil mais de 50 mil casos novos de câncer de mama. Ainda que o número seja assustador, em 98% dos casos eles podem ser curáveis quando detectados na fase inicial do tratamento. O diagnóstico precoce reduz até mesmo a necessidade de mastectomia (retirada dos seios).

Apesar de os números serem grandiosos, segundo o médico Carlos Frederico Lima, mastologista e cirurgião oncológico da Fundação do Câncer, o câncer de mama é um tumor curável, em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

Mesmo que com tanta informação, uma das maiores barreiras no tratamento é o medo do diagnóstico. Porém, cerca de 13 tipos de tumores estão relacionadas ao comportamento. A Mastectomia preventiva  pode ser indicada caso a mulher já tenha câncer em uma delas e para prevenir ela retire a outra mama, esse procedimento tem até 97% de eficácia.


Autoexame
Conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar através do toque possíveis alterações.

Atividade física regularmente
Praticar qualquer exercício aeróbico por pelo menos três vezes na semana e durante 30 minutos é suficiente para reduzir em quase 1/3 o risco de desenvolver câncer de mama. As atividades mais indicadas estão entre as leves e moderadas, como caminhadas, dança e andar de bicicleta.


Alimentação Saudável
Optar por alimentos saudáveis e fugir de carnes processadas, embutidos ou industrializados – que contem alto teor de agentes cancerígenos-, é fundamental para prevenir o câncer de mama. Os vegetais são alimentos ricos em vitaminas essenciais, sais minerais e fibras, além de substâncias antioxidantes que protegem contra a maioria dos tipos de câncer.

Tabagismo
O cigarro contém mais de 4.500 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas, o câncer. O tabagismo é um vício que pode causar câncer não só na mama, como no pulmão, fígado, estômago e pâncreas. 
 
« Voltar